Apresentação acontece na quinta-feira a céu aberto e irá marcar a Semana Santa
Marcelo Zemke
Pela segunda vez, Ibirama terá a apresentação do espetáculo ‘A Paixão de Cristo’, interpretado pela Escola Municipal de Artes Cênicas e dirigido pela instrutora e diretora Silvana Cristóvão. Após o sucesso da apresentação em 2022, que recebeu destaque no Jornal Vale do Norte (JVN), o público terá a oportunidade de vivenciar novamente as emoções das últimas horas, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo por meio de uma performance que integra elementos técnicos das artes do teatro e da música. A passagem narrada nos Evangelhos, é uma das mais importantes da tradição Cristã.
A encenação também contará com a apresentação de corais e da Escola Municipal de Música de Ibirama. São cerca de 100 coralistas e pelo menos 25 atores. “Desta vez a Escola Municipal de Artes Cênicas continua sendo a realizadora, com a minha direção, mas com uma diferença: estamos num projeto interdisciplinar onde entrou vários corais e a Escola Municipal de Música. Também há a participação da escola municipal de artes visuais. Terá uma coreografia encenada pela professora Bruna de Andrade, uma participação especial da Mariluce Bianca Koepsel e vários Corais com suas regentes, Vivian Mohr Janetzky, Maren Mohr , Ana Cláudia Dalri”, revelou a diretora Silvana.
Silvana revela que haverá surpresas nas atuações. A fusão de talento, dedicação e fé irá resultar em uma apresentação memorável que desperta reflexões sobre valores fundamentais e a mensagem de amor e redenção transmitida pela história de Cristo. “Nem todos são alunos da escola. Temos pessoas que vieram da comunidade e até mães. Abrimos para que toda a comunidade e haverá surpresas nas atuações”, revela a diretora.
O elenco formado por atores profissionais, alunos da Escola de Artes Cênicas e pessoas da comunidade.
A apresentação
As últimas horas de Jesus Cristo serão mostradas de forma emocionante para o público ibiramense na Quinta-feira Santa, dia 28. Ela acontece na Praça da Bandeira, a partir das 20h.
A população poderá conferir gratuitamente, a encenação, ao ar livre, do tradicional espetáculo. Durante as cenas, as pessoas poderão acompanhar os atores, caminhar juntos até a próxima cena e sem a necessidade de correria ou esforço físico. “Todas as pessoas vão poder acompanhar, já que ele acontece de forma itinerante, começando na Rua Dr Getúlio Vargas e uma parte de encenação acontece na frente do Arquivo Público Municipal, depois pela rua Joinville e a Crucificação acontece onde era o antigo Caps e hoje está a Clínica Estética da Dra Gisele Dias”, esclarece.
Além da Escola de Música e de Artes Visuais, a encenação terá a participação da Associação Coral Infanto-juvenil Cativar, Coral Evangélico Luterano Ofertório, Coral Hansahoehe, União, MEUC, Evangélico de Taquaras e Evangélico de Dalbérgia.
A Paixão de Cristo
O espetáculo A Paixão de Cristo recria as últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré, quando no meio da noite, Jesus é traído por Judas Iscariotes e preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Pôncio Pilatos, pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus.
Pilatos não entende o pedido dos Hebreus, e tenta passar a decisão para Herodes, governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado.
SERVIÇO
A Paixão de Cristo
Data: 28 de março
Horário: 20h
Local: Praça da Bandeira (em caso de chuva o espetáculo será apresentado no Salão da Sociedade Desportiva União