DNIT/SC libera trânsito no trecho da BR-470 que deslizou em Rio do Sul

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o tráfego de veículos foi liberado no km 143 da BR-470, em Rio do Sul. Por volta das 19h20 desta terça-feira dia 12, caminhões, carros, vans e ônibus podiam transitar sem restrição nos dois sentidos, pelo trecho afetado por um deslizamento no dia 14 de fevereiro.

Foi uma corrida contra o tempo, que contou com o comprometimento das equipes que trabalharam noite e dia, além dos finais de semana. Segundo o DNIT, as condições climáticas favoráveis também contribuíram para que a obra emergencial terminasse antes do prazo previsto (dia 20).

A liberação do tráfego aconteceu antes mesmo do prazo estipulado pelo DNIT. Isso ocorreu devido ao bom andamento da obra, com serviços noturnos e aos finais de semana, ao empenho das equipes do DNIT e condições climáticas favoráveis.

Ao todo, mais de 50 mil metros cúbicos de solo mole foram retirados, com aplicação de 40 mil metros cúbicos de rocha detonada, o que representa 2 mil cargas de caminhão.

O reaterro em rocha, solução adotada pelo DNIT, ocorreu em uma extensão de cerca de 50 metros de comprimento e 10 de profundidade. Além disso, o trecho recebeu retaludamento na beira do rio Itajaí do Oeste e o DNIT estuda uma solução para recuperar a vegetação local.

Ao longo dos próximos dias, o local também receberá serviços complementares de calçada, meio-fio, construção de sarjetas e aplicação de defensas metálicas. O Departamento aguarda ainda a conclusão de obras de drenagem pela prefeitura de Rio do Sul.

Após a liberação, o DNIT seguirá com execução de serviços emergenciais na BR-470/SC. Outros segmentos da rodovia já estão sendo ou serão contemplados, como trechos em Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Pouso Redondo, Rio do Sul, Ibirama, Apiúna e Rodeio, entre outras cidades, que foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos meses.

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »