Vereadores manifestaram seu descontentamento com a atual situação
foto
A qualidade dos serviços urbanos prestados pelo município dominou a discussão pelos vereadores na Palavra Livre da Sessão Ordinária desta segunda-feira, 19. |Conforme informado, praticamente todos vereadores manifestaram seu descontentamento com a atual situação, que tem denotado desleixo e abandono. O JVN procurou os vereadores Ayres Petersen (Podemos), Solange Nunes ‘Moa’ (PL) para comentar a sessão, mas não obtivemos retorno dos vereadores. Já Fernando Jost (MDB) alegou falta de tempo.
Conforme divulgado pela Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Jost, novamente ressaltou que, diariamente, os cidadãos o procuram, afirmando que a “cidade está esquecida pelo Poder Público”. Na semana passada, Jost já havia se posicionado a respeito. “Temos percebido um certo estado de abandono com cuidado das vias públicas. Esperamos que o cidadão faça a sua parte, limpando e zelando a via na frente da sua residência ou estabelecimento, mas o poder público também está falhando e deixando as vias centrais e nas comunidades quase que abandonadas”. Reforçou, dizendo que “os cidadãos chegam a nós, todos os dias, reclamando da existência de buracos, falta de limpeza e manutenção em calçada, ruas às escuras com lâmpadas queimadas, dentre outros. Não dá mais…Precisamos melhorar nossos serviços aos cidadãos”, destacou.
Os vereadores destacaram ainda que o município de Ibirama sempre foi reconhecido pela organização e limpeza dos espaços públicos. No entanto, na opinião dos vereadores, não é essa a cidade que a população tem se deparado atualmente.
Para Ayres Petersen, “o período de chuvas já passou e não é mais desculpas. Precisamos da nossa cidade limpa novamente. Na volta às aulas, por exemplo, os estudantes se depararam com pontos de ônibus sujos e precários. Entendo que o comando, seja no Executivo ou Setor de Obras, tem que ser mais eficiente”. Ayres também critica a baixa qualidade das obras públicas, principalmente nas vias pavimentadas que em pouco tempo apresentam problemas na pista de rolamento, nas calçadas ou drenagens mal feitas.
A vereadora Andenice Fiamoncini também se manifestou e disse todos os vereadores estão sendo questionados diariamente pela comunidade quanto falta de atenção aos serviços urbanos para manter a cidade limpa e receptiva a todos.
Já Dalmir Sartor acredita que haja desorganização em seguir um cronograma de trabalho e critica a falta de fiscalização de posturas junto à comunidade também.
A vereadora Solange Nunes da Silva Vieira disse que também há falta de zelo com o maquinário público, resultando numa frota sucateada. “O resultado disso é um serviço ruim e uma cidade esburacada e mal cuidada”.
Para o vereador Jorge Eli de Oliveira, percebe também a necessidade de se reforçar o quesito segurança na execução dos serviços por parte dos servidores. “Percebemos, por exemplo, que não se usa mais a rede ou outra forma de proteção nas roçadas, trazendo riscos para o operador do equipamento e eventualmente para o cidadão que em circula nas vias públicas”.
A mesma opinião sobre segurança é reforçada pelo vereador Valmor Cardoso que cita sua preocupação, por exemplo, com o trator que faz a roçada dos logradouros sem sinalização ou aparato condizente de segurança. “Vejo como um grande risco para quem utiliza as vias públicas e passa perto deste equipamento em operação”, opinou.