Natalya Treitinger Geisler participou do programa de extensão “Ibirama Badminton
A atleta Natalya Treitinger Geisler, ex-participante do programa de extensão “Ibirama Badminton: treinamento e disseminação esportiva para a comunidade”, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará parte da seleção brasileira adulta de Badminton que disputará a Pan American Cup 2024. O evento ocorre 15 a 18 de fevereiro, em São Paulo.
A Pan American Cup (em português Copa Pan-Americana) é um torneio esportivo de grande relevância no continente americano, reunindo equipes masculinas e femininas de diversos países, como Brasil, Canadá, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Paraguai, Peru e Estados Unidos.
A atleta, que iniciou a prática da modalidade aos nove anos nas escolinhas do programa de extensão da Udesc Alto Vale, atualmente compete pelo Esporte Clube Pinheiros, o maior cube poliesportivo da América Latina e, com apenas 19 anos, já é a atual número três do ranking nacional adulto.
De acordo com o professor coordenador do programa Ibirama Badminton, Pablo Schoeffel, é “uma alegria e um orgulho imenso” ver o trabalho de base realizado no projeto gerando frutos como esse. “Estou muito feliz pela Natalya, com certeza ela merece tudo isso e é uma promessa da modalidade no Brasil”, ressalta.
O programa completou 13 anos de atividades em 2023 e é a primeira vez que algum atleta alcançou a seleção brasileira adulta. “Além de ser um orgulho e um marco para Ibirama, com certeza essas conquistas servem também de espelho e motivação para os demais atletas que temos no projeto”, destaca o coordenador.
Sobre o programa
O programa de extensão Ibirama Badminton tem como objetivo disseminar e promover a prática esportiva para estudantes da Udesc e toda a comunidade, especialmente crianças e jovens, visando a inclusão social por meio do esporte.
Atualmente, o projeto oferece escolinhas e treinamento esportivo diário e gratuito para mais de 60 participantes, além de outras atividades de divulgação da modalidade e capacitação de professores.
Schoeffel destaca que, junto com Natalya, diversos outros atletas do projeto estão entre os melhores do país, com muitos deles já integrando a seleção brasileira em categorias de base.