Moradores denunciam crime ambiental em Ribeirão da Onça em Presidente Getúlio

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

O descarte irregular de dejetos é uma das principais fontes de poluição em rios, córregos e nascentes. Além de causar danos à natureza, isso pode também gerar prejuízos financeiros, já que o lançamento de resíduos é um crime ambiental e que afeta a saúde pública da comunidade como um todo.

Preocupados com isso, moradores do Distrito Mirador, na localidade onde está a região conhecida como Ribeirão da Onça em Presidente Getúlio, relataram na manhã desta quarta-feira, dia 31, um crime ambiental.

Nas imagens enviadas o JVN, fotos e vídeos mostram o rio com muitos desejos. Em uma das gravações o cidadão cita que peixes estão morrendo em virtude da água contaminada.  Moradores relataram que dejetos suínos foram despejados no Ribeirão Tatete, que é um dos pontos turísticos da localidade, por conta da trilhas e cachoeiras. “É a segunda vez que isso acontece”, lamentou uma moradora.

A situação aparentemente é grave e, segundo um outro denunciante, além do mal cheiro, dezenas de peixes foram encontrados mortos. “Olha que estamos sofrendo de novo. A água está preta e o cheiro horrível”, disse.

De acordo com a Lei 9605/98, todo e qualquer prejuízo causado aos elementos que integram o meio ambiente – fauna, flora, recursos naturais e hídricos – é considerado crime ambiental.

Casamento Comunitário em Ibirama: Unindo Sonhos e Regularizando Vidas!

Descubra como o Casamento Comunitário em Ibirama está transformando vidas e unindo sonhos! Em uma parceria inovadora com o Cartório de Registro Civil, casais em união estável têm a oportunidade de regularizar sua situação de forma especial, com cerimônias civil e religiosa no mesmo dia. Com inscrições abertas até 23 de outubro e a cerimônia marcada para 23 de novembro, este evento promete fortalecer laços familiares e religiosos. Não fique de fora dessa celebração única que valoriza o amor e a união! Venha fazer parte dessa história emocionante!

Read More »

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »