Pico recebeu a Medalha do Mérito Governador Colombo Machado Salles por sua atuação durante os eventos climáticos adversos iniciados em outubro
Fotos
Divulgação
O prefeito de José Boiteux, Adair Antônio Stolmeier, o Pico, foi dos agraciados com a Medalha de “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina”. A cerimônia, realizada na sede da SDC, em Florianópolis, reunindo secretários, autoridades, lideranças, integrantes da Defesa Civil, representante do Corpo de Bombeiros, Banda do 63º Batalhão de Infantaria, e demais organizações parceiras, marcando um momento de reconhecimento público aos profissionais que se destacaram em suas contribuições para a proteção e defesa civil ao longo deste ano. O prefeito foi acompanhado pela a primeira Dama, Cíntia Stollmeier e o coordenador Municipal da Defesa Civil, Otávio Georg Júnior.
O evento, que foi uma celebração em homenagem à dedicação e comprometimento de secretarias, órgãos, autoridades e cidadãos que se dedicaram as ações integradas e as atividades de proteção e defesa civil. “Para nós foi uma boa surpresa. Estou muito feliz pelo reconhecimento. Quando trabalhamos não pensamos no que vamos receber, fazemos o que achamos ser o correto. Durante as fortes chuvas conseguimos auxiliar com nossos servidores e espaço, sempre pensando em amenizar o sofrimento das pessoas que passavam por uma situação difícil em virtude dos eventos climáticos extremos. Agradeço também a todos que nos ajudaram naquele momento delicado, servidores, voluntários e amigos”, disse o prefeito.
A cerimônia de entrega foi realizada no dia 20 de dezembro.
Medalhas de Mérito da Defesa Civil: Reconhecimento ao trabalho e parceria
Durante a cerimônia, Medalhas de “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina” foram concedidas, Coronel Armando, secretário de Estado, explicou sobre a atuação da Secretaria e demais entidades e indivíduos, “hoje foi um dia para celebrar todo trabalho e comprometimento desenvolvido por essas equipes em 2023. Nós fizemos homenagens ao nosso governador Jorginho Mello, às secretarias de Estado, aos órgãos, aos servidores da Defesa Civil, Coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil, e também as pessoas que nos apoiaram ao longo deste ano, principalmente quando ocorreram os eventos das fortes chuvas em outubro e novembro”.
A Medalha foi instituída por meio do Decreto nº 1.365, de 16 de maio de 2008, em homenagem àquele que organizou a Defesa Civil em solo catarinense: o ex-governador Colombo Machado Salles. O objetivo da Medalha é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades à Defesa Civil.
Medalhas de Mérito: reconhecimento do trabalho prestado
O objetivo da medalha é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades referentes à Defesa Civil e, deste modo, se tornarem merecedores do reconhecimento público.
As instituições agraciadas foram Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Secretaria de Estado da Assistência Social, da Saúde, da Agricultura, da Segurança Pública, da Infraestrutura e Mobilidade, da Educação, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a Celesc, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam).
As autoridades agraciadas foram o governador do Estado, Jorginho Mello, General da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Marcio Cossich Trindade (ambos não puderam comparecer), Maria Helena Zimmermann, secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Sheila Meirelles, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Luiz Antônio Dacol, secretário-adjunto Secretaria de Estado da Administração do Estado de Santa Catarina, Geovana Gessner, prefeita de Trombudo Central, Adair Antônio Stolmeier, prefeito de José Boiteux.
Os servidores membros da SDC que foram agraciados são Nilson Landmann, delegado da Polícia Civil e ex-diretor da Defesa Civil catarinense, Giovanni Augusto Fusinato, empresário de José Boiteux, Jairo Ernesto Kruger, gerente de captação de recursos e prestação de contas, Elna Fátima Pires de Oliveira, gerente de preparação, Adilson Charles Fernandes, auxiliar de gabinete, Fernando Pires de Souza, motorista, Renata Gaia, gerente de assistência humanitária, Alex Sandro de Oliveira, assessor técnico, Regina Panceri, gerente de pesquisa e extensão, Maria Hermínia Schenkel, gerente de inteligência e produção acadêmica, Felipe Theorodovitz, meteorologista-chefe, Graciane Vivan Pomatti, gerente de monitoramento hidrológico, Matheus Klein Flach, gerente territorial e urbano, Dieyson Pelinson, hidrólogo, Bernardo Hafeld, gerente de apoio operacional, Edson Biluk, coordenador do Núcleo de Informações de desastres, Luciano Gonçalves, supervisor técnico, Ana Colombo, ex-servidora da SDC e atual diretora de infraestrutura escolar na Secretaria de Estado da Educação.
O encerramento da solenidade contou ainda com a canção da Defesa Civil de Santa Catarina e o serviço de coquetel para quem estava participando do evento. O evento foi concluído com um sentimento de gratidão e otimismo, destacando a importância da colaboração entre as instituições e a comunidade para fortalecer as ações proteção, prevenção, preparação e de resposta a situações de emergência, reforçando sempre o compromisso contínuo com a segurança e proteção da população.