Houve ainda quedas de árvore e problemas com falta de energia
Um vendaval causou diversos prejuízos em Ibirama na noite desta segunda-feira, dia 08. O Centro Administrativo Ivo Müller, onde também funciona a Câmara de Vereadores, teve parte do telhado arrancado pela força do vento e teve a estrutura comprometida. “Estamos com a equipe técnica fazendo uma avaliação da situação. Trabalharemos para que a nossa Casa de Povo esteja em condições de receber os trabalhos legislativos de 2024 o mais breve possível!”, destacou o Presidente Valdemar Schaefer.
Já o atendimento na Prefeitura de Ibirama está suspenso e deve retornar somente na quarta-feira (10). Setores da administração pública municipal, que funcionam fora do Centro Administrativo, como a secretaria de Obras, Educação, Finanças e Assistência Social, não foram afetados e seguem funcionando normalmente.
A estrutura arrancada pelo vento atingiu veículos e prédios vizinhos e houve ainda, quedas de árvores. Uma mulher estava no carro no momento do vendaval e não teve ferimentos graves. Outro veículo estacionado ao lado da prefeitura foi atingido por alguns tijolos que foram arrancados junto com o telhado.
O conselho tutelar da cidade também foi atingido por destroços do Centro Administrativo. Equipes dos Bombeiros Voluntários da cidade também estiveram no local para ajudar na limpeza da rua, que ficou tomada pelos destroços.
Os socorristas disseram que também prestaram apoio à Celesc, pois houve um apagão na cidade devido à queda de árvores em vários pontos do município. Os próprios Bombeiros Voluntários da cidade enfrentaram problemas com sua linha de telefone devido ao vendaval.
Na noite desta segunda-feira (8), árvores chegaram a bloquear por alguns momentos as ruas Machado de Assis (onde dez pessoas chegaram a ficar isoladas), Blumenau e 3 de Maio (no acesso ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti).
Segundo a Defesa Civil de Ibirama, além do forte vento e trovões, choveu aproximadamente 16 milímetros nas últimas horas no município. Nas cidades vizinhas, não houve relato de estragos.
Ocorrência de vendaval ou fenômeno desconhecido na área central de Ibirama, na noite de segunda-feira, 8, por volta das 20h15min.
Locais atingidos:
Centro Administrativo Ivo Muller e Câmara de Vereadores de Ibirama – Destelhamento. Na manhã de terça-feira o corpo de engenheiros do município fará a análise estrutural do prédio.
Conselho Tutelar de Ibirama – Atingido por telhas que se desprenderam do prédio do Centro Administrativo.
Um escritório de advocacia em frente ao Centro Administrativo também foi afetado por telhas que desprenderam com o vento.
*Foi feita a desobstrução da rua 11 de Março (em frente ao CentroAdministrativo), que foi tomada por entulhos.
Rua Machado de Assis – 10 pessoas isoladas mais comunidade local por queda de árvore (Ocorrência solucionada. Via desobstruída pelos Bombeiros Voluntários de Ibirama)
Rua Blumenau – Queda de árvore e escorregamento de terra (Ocorrência solucionada. Via desobstruída)
Rua 3 de Maio (Acesso ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti)- Queda de arvore sobre rede de energia (Ocorrência solucionada. Via desobstruída)
Danos em veículo estacionado no Centro Administrativo Ivo Muller
Danos em veículo estacionado em terreno em frente ao Centro Administrativo Ivo Muller) – Veículo atingido por telhas que se desprendeu. Havia uma mulher dentro do carro atingido, porém, não se feriu.