Legisladores querem saber da participação do secretário Distrital do Distrito Dalbérgia
Marcelo Zemke
Os vereadores querem explicações sobre uma viagem à Brasília, realizada pelo prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade, entre os dias 19 a 23 de novembro. É que os vereadores querem saber da participação do secretário Distrital do Distrito Dalbérgia, Osni Junglos (Pópo), na cominativa. O pedido de Informação n° 03/2023, é de autoria do vereador Nestor Ayres Petersen (Podemos).
Conforme o vereador, ele havia sido procurado por um empresário ibiramense que levantou os questionamentos. “Eu não tive como dar a resposta para ele no momento, por isso tive que fazer este pedido de informação”.
No entendimento dos vereadores, não há ilegalidade na viagem, por se tratar de agente político. “Ele é um cargo comissionado e todos os dados dele, incluído a estadia, estão no Portal Transparência do município. Vejo que é importante buscar detalhes sobre as tratativas”, justificou Adolfo Fiedler (MDB).
A viagem do prefeito não foi divulgada pela prefeitura de Ibirama. Jucélio fez um relato em suas redes sociais, onde esclarece que o objetivo foi a destinação de recursos para as mais diversas áreas nos municípios. “Bati na porta dos gabinetes dos 16 deputados e três senadores de SC. Em todos, deixei ofícios solicitando recursos para Ibirama. Boas conversas com os senadores Jorge Seif, Amim e também, com a senhora Ivete da Silveira. Destaque para a parceria de sempre com nosso deputado federal, Rafael Pezenti, que além de trabalhar forte para acelerar a liberação de recursos aos municípios atingidos severamente pelas cheias, com reuniões com ministros e outras autoridades, reservou um espaço na agenda para receber as demandas de Ibirama”, relatou.