Foto Iaran da Silva
Um cervo exótico foi flagrado por uma moradora na manhã desta quinta-feira, dia 07, na localidade de Ribeirão Areado, em Ibirama. Nas imagens, aparece o animal, da espécie ‘Chital’, perseguido por cães.
A espécie já foi flagrada em outras regiões de Santa Catarina. Ela é considerada exótica, pois não faz parte da fauna local. O parente mais próximo, natural da mata atlântica e também já avistado em Ibirama, é o veado galheiro. “Ele estava parado ali, era coisa mais linda” disse a autoria do registro.
Maria Gonçalves, de 60 anos, estava em casa, no bairro Areado, tomando um café logo depois das 9h quando escutou os cachorros latirem incansavelmente. Ao sair do imóvel para averiguar o que estava acontecendo, veio a surpresa: um grande cervo, com pintas e chifres, corria dos cães em meio às águas de uma cachoeira. “Eu fiz um escândalo, fiquei emocionada, é muito lindo“, conta a moradora.
Nas redes sociais, algumas pessoas brincaram com situação. “São as renas do Papai Noel”, brincou um moradora. “Agora ele só tem oito, pois uma caiu no Areado”, completou outra.
Animal foi tratado em clínica veterinária
De acordo com informações, o animal teve ferimentos e foi capturado por um morador, que acionou os Bombeiros e Polícia Ambiental. Os bombeiros tiveram auxílio da clínica veterinária Haukimia pelo veterinário Iaran da Silva
Conforme especialistas, a espécie exótica foi introduzida no Brasil em fazendas da caça. Outra hipótese para o aparecimento da espécie em SC é de que ela tenha migrado da Argentina. O cervo é natural da Ásia.
Fratura
O animal estava com fratura exposta e foi levado pela Polícia Ambiental para cuidados.
Conforme informações dos bombeiros, ele deve não sobreviver. “Por conta dos graves ferimentos o animal dificilmente irá sobreviver. Mas quero agradecer, de coração, os amigos bombeiros, o Iaran e clínica Haukemia e a todos que ajudaram nessa ação”.
O animal foi levado para o Zoo de Bal. Camboriú, onde recebe cuidados.