Mais de 250 trabalhos, de 36 jornais, estavam concorrendo às 16 categorias prestigiadas pela competição
Foto Mafalda Press
Marcelo Zemke
O Jornal Vale do Norte de Ibirama, foi um dos premiados no maior concurso jornalístico de Santa Catarina e também um os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, que está em sua 24ª edição. Os melhores do Ano no Jornalismo Impresso, no Jornalismo On-line e na Publicidade foram conhecidos em evento promovido nesta segunda-feira, 13, no Hotel Faial, em Florianópolis. A solenidade de premiação contou com a presença de mais de 250 profissionais da mídia, empresas de comunicação, patrocinadores, autoridades locais e estaduais, deputados estaduais e representantes de senadores.
A cerimônia de premiação, que teve como orador o comunicador Mário Motta, foi aberta com a premiação do Jornal Vale do Norte, que recebeu o Troféu ADJORI/SC pelo primeiro lugar na categoria Anúncio de Equipe de Jornal. O JVN também competiu nas categorias Apresentação Gráfica, Fotografia, Reportagem Livre e Reportagem Pautada. Mais de 250 trabalhos, de 36 jornais, estavam concorrendo às 16 categorias prestigiadas pela competição. Os materiais foram avaliados por 51 jurados.
A premiação é inédita para o jornal. O JVN já havia conquistado uma Menção Honrosa na premiação anterior, no fotojornalismo, onde JVN obteve 25,3 pontos, contra 26,5 do primeiro colocado, com a foto do Jor. Marcelo Zemke.
Criado em 1999, o concurso jornalístico da Adjori/SC destaca os melhores trabalhos do ano em quatro categorias – Área Acadêmica, Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line e Publicidade & Propaganda, cabendo troféu ao vencedor e menção honrosa aos finalistas.
Nesta 24ª edição da premiação, foram selecionados dez finalistas na Área Acadêmica (Graduação) dentre os 17 trabalhos inscritos, um recorde na história do concurso jornalístico da Adjori/SC. Por decisão da comissão julgadora, duas peças acadêmicas sagraram-se vencedoras, cabendo aos estudantes placas de reconhecimento. A Universidade do Oeste de Santa Catarina – instituição de ensino superior de dez dos 17 acadêmicos inscritos, inclusive dos vencedores – foi homenageada com um troféu.
No Jornalismo Impresso, 134 materiais, inscritos por 35 jornais, disputaram menção honrosa e troféus em oito quesitos. No Jornalismo On-line, os vencedores e finalistas nas subcategorias Site e Reportagem Multimídia foram selecionados dentre as 40 inscrições. Na Publicidade e Propaganda, foram entregues troféus e menções honrosas em três quesitos, com um total de 40 peças publicitárias em disputa.
Credibilidade e prestígio – Ao longo de mais de duas décadas de edições, prestigiaram a solenidade de entrega de troféus governadores e vice-governadores do estado de Santa Catarina, senadores, presidentes da Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federais, prefeitos, reitores e outras personalidades ilustres do universo acadêmico, artístico e cultural, secretários de Estado, secretários municipais, presidentes de entidades congêneres, lideranças do meio publicitário, coordenadores de comunicação de governos e empresas.
Dada a abrangência da premiação, o número de jornais participantes e peças inscritas, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo já se consagrou como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e figura entre os maiores do país, citado inclusive no Guia Brasileiro de Prêmios Jornalísticos e Literários.