Entidades e mais de 4mil voluntárias atuam na prevenção dos cânceres de mama e colo de útero
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama participou na manhã de quarta-feira (18), do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento destacou o movimento Outubro Rosa.
De acordo com a presidente da RFCC de Ibirama, Eva Scheidemantel, a entidade ficou grata em participar do lançamento e receber a homenagem de reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido. “Ficamos muito animadas em saber que teremos portas abertas e apoio para nossas ações. Com certeza com o apoio do poder público o trabalho das redes femininas só vai aumentar, proporcionando melhor qualidade na saúde nas cidades onde atuamos”, disse.
Proposto pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), o Ato Parlamentar Solene lotou o auditório Antonieta de Barros e contou com a presença de praticamente todas as representantes das 78 redes femininas catarinenses. Ao som da Banda do Exército Brasileiro, mais 500 vozes de mulheres interpretaram o Hino da Rede Feminina de Combate ao Câncer, inspirado na canção francesa ‘La Vie en Rose’.
Mais de quatro mil voluntárias estão à frente das redes femininas que acolhem anualmente cerca de 100 mil mulheres catarinenses diagnosticadas com câncer.
As entidades e suas voluntárias atuam na prevenção dos cânceres de mama, com encaminhamento para mamografia, e colo uterino, com coleta do exame preventivo. Ainda proporcionam às usuárias terapias complementares ao tratamento, além de palestras e ações educativas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.