Em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), nesta quinta-feira (5), o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, foi solto. Ele estava preso desde o final de abril dentro da operação Mensageiro. A decisão foi dada por unanimidade. No entanto, Poffo terá que ficar afastado do cargo por seis meses.
Veja abaixo a íntegra do extrato da ata da sessão virtual desta quinta-feira na 5ª Câmara:
A 5ª CÂMARA CRIMINAL DECIDIU, POR UNANIMIDADE, SUBSTITUIR A PRISÃO PREVENTIVA DE ADRIANO POFFO PELAS MEDIDAS CAUTELARES DE:
A) AFASTAMENTO DO CARGO PÚBLICO DE PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRAMA, PELO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS;
B) PROIBIÇÃO DE CONTATO COM CORRÉUS, COLABORADORES PREMIADOS DA OPERAÇÃO MENSAGEIRO E/OU SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAMA PELO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS, AINDA QUE POR INTERPOSTAS PESSOAS, COM EXCEÇÃO DAQUELES QUE POSSUA GRAU DE PARENTESCO E;
C) PROIBIÇÃO DE ADENTRAR NA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAMA E/OU SUAS SECRETARIAS, PELO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS.
Atualização:
Em nota envida para o JVN, a defesa de Adriano Poffo, afirma que se passou a “reestabelecer a verdade”, e que “ o Ministério Público foi contrário a tal decisão”. A nota é assinada pelos advogados Bernardo Fenelon, Raíssa Frida Isac e Yasmin Brehmer Handar.
Confira a nota:
A decisão que revogou a prisão preventiva do Prefeito Adriano Poffo, embora tardia, finalmente passa a reestabelecer a verdade. É importante lembrar que o Ministério Público foi contrário a tal decisão, mas o Poder Judiciário corretamente enxergou o excesso que a medida passou a representar.
Isso porque, os depoimentos testemunhais de todos os Delatores do Grupo Serrana, que confessaram seus crimes em diversos municípios do Estado de Santa Cantarina, foram uníssonos em afirmar que a situação do Prefeito Adriano Poffo é distinta, ao reconhecerem que ele jamais solicitou ou recebeu qualquer valor ilícito.
Permanecemos confiantes de que a justiça será integralmente restabelecida e ficará comprovado que Prefeito Adriano Poffo é inocente das referidas acusações.