Evento é gratuito e aberto ao público – Foto: Div.
Em 5 de outubro, às 18h, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Cesfi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promove um evento, com palestra e debates, sobre a grande imigração italiana em Santa Catarina. Acesse o formulário de inscrição.
Gratuito e aberto ao público, o encontro será realizado na Sala 13 do Bloco Carvalho, no campus da Udesc Alto Vale.
A iniciativa é do projeto de cultura “Digitalização do acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática: Contribuição ítalo-trentina na formação da Colônia Hansa-Hammonia”.
Temas
O evento contará com palestra, debate acadêmico e uma mesa-redonda com a participação de representantes dos Circoli Trentini.
Os principais tópicos em discussão incluirão “Os imigrantes italianos e trentinos na ocupação dos territórios do Vale do Itajaí” e “Os preparativos para comemorar os 150 anos da grande imigração italiana no estado”.
Palestra
A palestra inaugural será conduzida pelo professor e pesquisador Andrey José Taffner Fraga, da Udesc Alto Vale, que desempenha a função de coordenador dos Círculos Trentinos em Santa Catarina e Paraná.
Em seguida, representantes dos círculos trentinos cinco municípios da região (Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Taió e Salete) apresentarão a história e a realidade cultural local, proporcionando um panorama completo da presença trentina no Alto Vale.
Colaboração
O projeto conta com a colaboração do Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst, onde ocorre a digitalização dos documentos da Sociedade Colonizadora, além do apoio do Circolo Trentino di Presidente Getúlio, uma associação dedicada à cultura italiana e trentina.
A iniciativa também conta com o suporte da Escola de Educação Básica Cecília Ax, de Presidente Getúlio, que abriga estudantes descendentes das famílias de origem italiana que colonizaram a região entre 1916 e 1935.