Representante do Centro de Educação Infantil Vice-Prefeito Sigolf Radlof ocupou tribuna da Câmara na semana passada |
A segurança nas escolas voltou a ser debatida na Câmara de Vereadores de Ibirama. Em busca de esclarecimentos do Executivo, a representante da Associação de Pais e Professores (APP) do Centro/Escola de Educação Infantil Vice-Prefeito Sigolf Radlof, Rosimeri Hobus buscou informações no Legislativo.
Ela ocupou a tribuna cultural para pedir esclarecimentos sobre as ações do Executivo para melhorar a segurança no educandário, já que os serviços de vigilância foram encerrados no dia 13 de agosto. A decisão foi tomada, na ocasião, em virtude da falta de orçamento previsto para o ano de 2023, como também, de processos administrativos que garantam a legalidade na contratação da empresa. “Viemos nos manifestar quanto APP e principalmente quanto pais de alunos, trazendo dois questionamentos a esta tribuna”, disse.
Ela elencou algumas ações que estão sendo executadas nas escolas pela prefeitura de Ibirama, como os quatro meses de segurança presencial, a melhoria da segurança física e a capacitação da Policia Militar junto aos professores. “Foi apresentado à diretoria e APP o projeto de bem feitorias para o CEI Vice-Prefeito Sigolf Radlof, com a finalidade de melhorar a segurança de nossa instituição. Nosso primeiro questionamento é sobre o andamento deste processo”, indagou a representante da APP.
Outro ponto levantado da tribuna foi a discussão do fim do contrato com a vigilância na escola. “Foram levantadas estratégias com a comunidade para manter a vigilância, mas não obtivemos sucesso. Diante disso, muitos pais buscaram a APP e relataram sua insegurança. Foi levantada a possibilidade de mantermos vigilância com recursos próprios e em reunião com pais, a APP decidiu pela contratação de um vigilante por 30 dias”, relatou.
A representante da APP disse que a medida acontece enquanto se buscam formas de arrecadação e uma posição do poder público. “Existe algum projeto de lei ou a inclusão no LOA ou PPA para a contratação de serviço?”, indagou.
O prefeito em exercício, Jucélio de Andrade informou que estão sendo feitos investimentos em cinco intuições de ensino das 13 do município com investimentos de R$190mil. “Na última semana foi assinada ordem para mais cinco educandários, incluindo o CEI Vice-Prefeito Sigolf Radlof. O valor é de aproximadamente R$212mil’, informou.