Audiência da Alesc irá debater crise do setor leiteiro em Presidente Getúlio

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Audiência reúne está prevista para acontecer no salão do Cruzeiro Esporte Clube às 13h30

Marcelo Zemke

A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa. Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e Presidente Getúlio. Como explicou o proponente das audiências, deputado Oscar Gutz (PL), é preciso unir forças para buscar resolutividade para o segmento. “Sabemos que o Oeste catarinense é a região com maior número de produtores de leite, mas esse setor nos municípios de Braço de Norte e de Presidente Getúlio também está enfrentando dificuldades”, pontuou.  

Presidente Getúlio, recebe o encontro no dia 04 de setembro. A audiência ocorre no salão do Cruzeiro Esporte Clube (Rua Cruzeiro, 121). A audiência está prevista para iniciar às 13h30.

Os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. “O produtor de leite é aquele que não tem feriado, nem domingo. Provavelmente, se ele vender o plantel, provavelmente ele não irá voltar à atividade. Precisamos debater isso urgente, para melhorar o preço do leite”, pontuou o deputado.

O deputado Oscar Gutz afirma que é preciso unir forças para buscar soluções para o segmento. “Eu fui agricultor, produtor de leite, então eu sei o quanto que é difícil. Queremos trabalhar em conjunto com o governo do estado, com o governo federal, dar incentivo ao nosso agricultor. Porque o agricultor é uma pessoa que luta muito, principalmente o produtor de leite, que tanto sofre e faz para se manter”, afirma.

Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo diretamente 70 mil famílias, sendo que aproximadamente 24 mil fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.

SC é o quarto maior produtor de leite
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo  diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.

Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional.

Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, dez estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga.

Final do Municipal de Futsal de José Boiteux: Disputa Acirrada e Emoção

A emocionante final do Municipal de Futsal de José Boiteux deixou todos os presentes com o coração acelerado! Na entrevista exclusiva, Jota Nascimento compartilha suas impressões sobre a grandiosidade do torneio, que reuniu 400 atletas talentosos em uma disputa acirrada. Ele destaca o sentimento de dever cumprido e a importância da atuação impecável da arbitragem e da segurança durante o evento. Se você quer saber mais sobre os bastidores dessa competição eletrizante e as emoções vividas, não perca a oportunidade de conferir a entrevista completa! Assista agora e reviva os melhores momentos!

Read More »

Casamento Comunitário em Ibirama: Unindo Sonhos e Regularizando Vidas!

Descubra como o Casamento Comunitário em Ibirama está transformando vidas e unindo sonhos! Em uma parceria inovadora com o Cartório de Registro Civil, casais em união estável têm a oportunidade de regularizar sua situação de forma especial, com cerimônias civil e religiosa no mesmo dia. Com inscrições abertas até 23 de outubro e a cerimônia marcada para 23 de novembro, este evento promete fortalecer laços familiares e religiosos. Não fique de fora dessa celebração única que valoriza o amor e a união! Venha fazer parte dessa história emocionante!

Read More »

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »