O início do funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Rio do Sul vai permitir que um dos principais municípios da região do Alto Vale do Itajaí conte com uma infraestrutura fundamental para a saúde pública e a conservação do meio ambiente.
A Casan reforça aos moradores de Rio do Sul que receberam autorização para que providenciem a conexão ao Sistema de Esgotamento Sanitário. De acordo com a Lei do Saneamento, é responsabilidade do proprietário adequar as instalações hidrossanitárias para que o fluxo seja corretamente direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente ao imóvel.
Por meio de projeto socioambiental, a Companhia vem levando informações sobre o sistema e a conexão aos moradores do Bairro Canta Galo, primeiro atendido pela infraestrutura de saneamento. Esse trabalho proporciona visitas de orientação e esclarecimento pela assistente social Aparecida Conceição, que trabalha devidamente identificada a serviço da Casan.
O objetivo é dialogar sobre a importância da correta ligação ao sistema de coleta e tratamento de esgoto após a autorização da Companhia e a importância do saneamento para a saúde pública e qualidade de vida. Os encontros também são realizados em imobiliárias da região, para informar proprietários e locatários. Outras ações de sensibilização são realizadas em escolas e organizações comunitárias.
A Casan disponibiliza informações sobre como fazer a conexão ao sistema no site www.casan.com.br, no link ligação de esgoto.
SAIBA MAIS:
Autorização da ligação
É necessário que os proprietários fiquem atentos à conta de água, um dos canais que a Casan vai usar para informar sobre a autorização de conexão ao sistema de esgoto. A ligação à rede coletora só pode ser feita após esse aviso.
Aspectos legais do saneamento
A legislação estabelece que é responsabilidade do usuário a conexão ao sistema público de esgoto. Os serviços de coleta e tratamento são responsabilidade da Casan a partir da Caixa de Inspeção (CI), instalada no passeio público.
Fonte: Casan