Pela primeira vez no Alto Vale, Indígenas usam urna eletrônica para escolher caciques

Destaque Geral


No último domingo (6), indígenas foram às urnas eletrônicas para escolher os novos caciques da terra Laklãnõ Xokleng, no Alto Vale do Itajaí. A votação abrangeu os municípios de Itaiópolis, José Boiteux e Vitor Meireles.

Cerca de 1.532 indígenas votaram para as eleições de cacique regional em nove aldeias, onde cada uma, elegeu o seu representante e o respectivo vice. Além disso, a eleição para o cacique presidente, que é o responsável pelas nove aldeias foi realizada na mesma data.

A votação através da urna eletrônica aconteceu pela primeira vez no Alto Vale do Itajaí, se tornando a segunda em território catarinense. Em abril de 2016 o cacique da Terra Indígena Toldo Chimbangue, no Oeste do Estado também foi encolhido por meio de uma eleição com urna eletrônica.

A eleição contou com os próprios indígenas como mesários e técnicos de urna, após passarem por um treinamento da Justiça Eleitoral. “A urna eletrônica facilitou a votação, pois na última eleição, com as urnas de lona e os votos em papel, o término da totalização ocorreu somente em torno de meia-noite”, reforçou o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ibirama, Camilo Leandro Sales.

Resultado eleição cacique
Para o cargo de cacique presidente, foram 269 votos (19,72%) para Setembrino Camlem e 290 votos para Faustino Criri (21,26%), saldo que prevê a realização de 2º turno no dia 20 de agosto.
Eleições de caciques decidem representantes de nove aldeias.

Já os nove caciques regionais eleitos, com seus suplentes, já foram escolhidos:


Bugio – Micael Vaipon Weitscha e Laudiceia Amendo Clendo
Sede – Voia de Lima e Semeia Bela Vacra Brasil Simas
Figueira – Evandro Vucsse Cuzung Popo e Carli Caxias Popo
Coqueiro – João Moncrin Moncona e Reni Pripa
Toldo – Gleiton Leandro Benzi e Adelmo José
Plipatol – Bazílio Lili Pripa e Jair dos Santos
Pavão – Deocleicio Tschucambang Pripra e Elizandro Pripra de Soza
Koplag – Rafael Ndili e Antonia Konheco Pate
Palmeira – Isaias Lhakua Patte e Alacoque Patte.
POR ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *