Entidade cogita explorar um estacionamento rotativo em um terreno no centro do município
Marcelo Zemke
Dar voltas várias vezes nas ruas e Centro de Ibirama e não encontrar vagas para estacionar, até chegar ao ponto de desistir. Esta é uma cena comum em dias de grande movimento, especialmente quando há dias especiais no comércio. Como na maioria das cidades, o número de vagas não sustenta o grande número de veículos.
Em busca de uma alternativa para ofertar mais vagas de estacionamento na área central de Ibirama, a CDL de Ibirama cogita explorar um estacionamento rotativo em um terreno no centro do município. De acordo com levantamento, o espaço disponibilizaria mais 150 vagas de estacionamento.
O tema foi debatido em um encontro realizado no Centro Administrativo Ivo Müller, junto ao prefeito de Ibirama em exercício Jucélio de Andrade, e presidente da CDL de Ibirama, Alisson Cheny e o representante do Departamento de Trânsito (DEMUTRAN) e do conselho fiscal da CDL, Michel Lemos Böhm.
O terreno, localizado ao lado da Igreja matriz Santo Huberto é conhecido por já ter sido palco da realização do Weihnachstmarkt e da feira municipal. A prefeitura já manifestou intenção em desmontar uma estrutura coberta que está instalada no local.
A estrutura deve ser remontada para a instalação do almoxarifado municipal. O Jucélio sinalizou positivamente à proposta, sugerindo adaptações à ideia. “Temos ali instalado a estrutura da prefeitura, que foi utilizada na realização do Weihnachstmarkt, que deve ser desmontada. Resta saber se é viável para a CDL manter ela momentaneamente ou retirá-la”, disse Jucélio.
Estacionamento rotativo no Centro
É certo que a revitalização da área central tirou vagas e diversas alternativas estão sendo cogitadas para que haja rotatividade nas vagas do centro e não prejudique o movimento no comércio, uma delas e a cobrança por hora, na chamada área azul. “Temos estudos em andamento e a cobrança de vagas rotativas é uma das alternativas”, destaca Michel
Mas antes disso, a intenção da CDL de Ibirama é explorar um terreno na área central para ofertar ainda mais vagas para clientes de lojas de colaboradores de empresas instaladas nas imediações. A ideia é ofertar as vagas mediante o pagamento de horas estacionadas ou mensalidades. As propostas ainda serão apresentadas aos comerciantes em uma reunião no dia 16 de agosto. “Chegou um ponto que está insustentável a situação dos espaços para estacionamento no centro de Ibirama e a imediata é a criação de um estacionamento pago. Já conversamos com as proprietárias do terreno, orçamos seguro, câmeras e custos fixos, falta agora orçar mão de obra e a reforma do local”, informou o presidente da CDL Alisson Cheny.
Além de ser endereço de agências bancárias, a Rua Tiradentes é o principal ponto comercial do município, com diversas lojas de eletrodomésticos, vestuário, restaurantes e bazares. Colaboradores de empresas também buscam alternativas de estacionamento. “Vale lembrar que a intenção da CDL não é lucrar e sim atender os anseios dos nossos associados, que serão convocados para uma reunião dia 16 de agosto no auditório do Sesi”, finaliza o presidente da CDL.
Ibirama também é uma das poucas cidades polos no Alto Vale que mantém o estacionamento gratuito na área central.