As mamães que passarem pelo Hospital Regional Alto Vale terão uma nova experiência maternal.
Isso porque foi reinaugurado o espaço do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM). Um ambiente voltado para as pacientes que têm seus bebês internados na UCIN e UTI Neonatal ou que necessitem do serviço.
A revitalização do espaço, que leva o nome de Grupo de Aleitamento Materno Mães Riosulenses, partiu da iniciativa de um grupo de mulheres de Rio do Sul, que sentiu a necessidade de um espaço mais privativo e aconchegante. “Por ser mãe de prematuro, senti falta de uma estrutura ainda mais confortável e de apoio para as mamães. É uma revitalização pensada no acolhimento e amor nesse momento que é tão importante e às vezes delicado na vida da mulher”, disse Georgia Bonatti Medeiros Bonfanti, que pensou e idealizou o projeto.
Com a reforma, a sala tornou-se um ambiente mais tranquilo, confortável e íntimo, que permite melhor acomodação, sem interrupções e interferências externas. Além disso, viabilizam a retirada do leite de maneira adequada e segura.
São cinco poltronas privativas separadas por cortinas, geladeira para gelos e compressas, televisão com vídeos informativos e toda infraestrutura necessária para o processo de ordenha de leite materno.
“Essa era uma das deficiências do Hospital Regional.
Ficamos muito gratos quando alguém da sociedade se sensibiliza e apoia projetos assim.
Que ações como esta sejam cada vez mais estimuladas, para que juntos possamos oferecer o melhor para a nossa sociedade”, destacou o representante da Fusavi, Manoel Arisoli Pereira.
Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno criado em 2004, o GAAM do Hospital Regional Alto Vale é uma sala reservada para as mamães, com o objetivo de incentivar e apoiar a amamentação.
“É um espaço dentro da maternidade, onde as mães são acolhidas e orientadas por uma equipe multiprofissional, como pediatra, fonoaudióloga, enfermeira, fisioterapeuta. Assim, elas conseguem proceder da melhor maneira a ordenha do leite e a amamentação do bebê”, destaca a médica pediatra neonatal, Marlou Dalri.
A médica, que é uma das fundadoras do GAAM, explica ainda que o espaço recebe principalmente as mamães que têm bebês na UCIN e UTI Neonatal, mas que atende também todas as outras mulheres que necessitam desse apoio. O propósito é incentivar e promover o aleitamento materno de forma plena.