O aumento de casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, levou a direção da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), gestora do Hospital Regional de Rio do Sul, a tomar algumas preventivas para evitar a contaminação de pacientes, acompanhantes, colaboradores e corpo clínico. De agora em diante não serão permitidos visitantes, ou acompanhantes com sintomas gripais. As pessoas com sintomas gripais deverão fazer uso de máscara durante consultas ambulatoriais. A terceira recomendação é estar em dia com todas as doses vacinas da doença.
De acordo com o coordenador de enfermagem, Tiago Leitzke, o número de pacientes que têm procurado atendimento no Pronto-socorro da instituição é reduzido, mas os procedimentos são necessários. “Felizmente tivemos poucos casos, sem gravidade, num quadro bem diferente, sem necessidade de internação”. Como medida preventiva, a principal medida é suspender visitas ou acompanhantes, com sintomas gripais. “Essas pessoas inclusive devem evitar a circulação em ambiente hospitalar, como na recepção”. “É uma medida de segurança para todos nós”, acrescentou.
Os profissionais que fazem atendimentos laboratoriais já utilizam máscara de proteção desde o início da pandemia. Tiago colocou que agora os pacientes com sintomas gripais também deverão colocar já que é considerada barreira de contenção. “É bom lembrar que o hospital não faz doação”.
O coordenador de enfermagem lembrou dos hábitos que a população precisa voltar a adotar. Um deles é a etiqueta da tosse. “O ideal é cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar. Essa atitude, evita a contaminação das mãos, que são um dos principais veículos propagadores de doenças”. Outra mencionada por Tiago é a higiene das mãos, usando preferencialmente álcool em gel. “A recomendação mais importante está relacionada com a vacinação preventiva, com a disponibilização de todas as doses disponíveis”.
Por Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Rio do Sul