O trabalho é realizado pela ginecologista que já atua no Ambulatório.
No sábado, 25, o Ambulatório Geral de Especialidades realizou, pela primeira vez, inserção e retirada de DIU. Os procedimentos foram feitos no próprio AGE.
O trabalho é realizado pela ginecologista que já atua no Ambulatório. Foram atendidas cinco pacientes, que tiveram o método contraceptivo colocado gratuitamente.
A secretária de Saúde, Iara Possamai, explica que este não é um procedimento contemplado pelo Sistema Único de Saúde. “O SUS não cobre inserção do DIU, mas nós, entendo os casos necessários encaminhados pela especialista, decidimos assumir e custear este serviço tão importante”, diz.
O próximo dia de atendimento ainda não está marcado. O agendamento será realizado conforme a demanda e os encaminhamentos da especialista do AGE.
O que é o DIU?
O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo a longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O objeto em formato de T é inserido no útero e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.
Os primeiros, hormonais, além da contracepção, ajudam ainda no controle de sangramentos vaginais e na reposição de hormônios. Já os segundos alteram a secreção uterina para impedir a fecundação, mas não afetam a ovulação ou o ciclo menstrual.
O dispositivo é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível e não se adaptam ou possuem contraindicações, por exemplo, ao uso de pílulas anticoncepcionais. No entanto, a decisão da inserção do dispositivo e do modelo/material mais adequado é bastante individual, pois depende da avaliação de diversos fatores entre o médico e a paciente.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio