Iniciaram em Ibirama as visitações às casas e estabelecimentos onde o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) está disponível. O objetivo é incentivar a comunidade a realizar a ligação do esgoto do imóvel no serviço de coleta e tratamento da CASAN.
A rede coletora de esgoto abrange cerca de 30% das residências do município. O sistema está em funcionamento desde o ano passado e está disponível para moradores dos bairros Centro, Operário e Taquaras. A conexão é fundamental para que o Sistema funcione em sua capacidade plena e colabore com mais condições de saúde e desenvolvimento sustentável do município.
O morador do Centro, José Nunes, conta que já realizou a ligação do esgoto do seu imóvel logo que a rede coletora entrou em operação. “Sei a importância do tratamento adequado do esgoto e por isso já fiz a ligação. Com a destinação correta do nosso esgoto, garantimos um futuro mais sustentável, com mais saúde para as pessoas e o meio ambiente”.
Durante o desenvolvimento Projeto Técnico Social (PTS), realizado pela empresa Econsult Group, a serviço da CASAN, as assistentes sociais Maria do Carmo e Jucélia Hardt, explicam para cada morador a importância da ligação do esgoto da residência na rede coletora para o tratamento sanitário. Ao todo, 1.043 imóveis deverão ser visitados. As profissionais estão devidamente identificadas com uniforme e crachá.
Além das visitas domiciliares, reuniões com técnicos da CASAN e a comunidade estão previstas, para esclarecimentos mais detalhados sobre a ligação do esgoto e o funcionamento do serviço. A primeira reunião dos beneficiários do Serviço de Esgotamento Sanitário (SES), ocorrerá no dia 24 de maio, às 19h na Escola Municipal Bairro Operário.
Como estabelece a Lei do Saneamento, a cobrança pelo serviço de tratamento de esgoto está ocorrendo em todos os imóveis atendidos pela infraestrutura de coleta e tratamento. “Então mesmo que o morador não tenha providenciado a conexão ao sistema, já está recebendo a fatura de esgoto. Nossa meta com o socioambiental é sensibilizar os moradores para que providenciem essa ligação, que é fundamental para a plena operação dos equipamentos de coleta e tratamento e para que a cidade tenha retorno dos benefícios do saneamento básico”, explica o chefe da agência local, Fábio Probst Tomaz.
Ibirama depende da colaboração de moradores para funcionamento pleno do Sistema de Esgotamento Sanitário
Leo AW
- maio 16, 2022
- 11:03 am