Esta primeira semana de Maio traz um alerta muito especial para Santa Catarina. Volumes excessivos de chuva estão previstos num período curto de 3 a 4 dias deste começo de semana.
Teremos entre hoje e quinta tanto o processo de formação quanto de maturação de um ciclone entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Aqui é importante destacar que no processo de formação de um ciclone o que preocupa é a chuva e não o vento. Este começa ocorrer só depois que o ciclone já está formado. Fato que deverá ocorrer só lá por quarta (4), quinta (5). Por isso, neste primeiro momento as atenções precisam estar voltadas para os altos volumes de chuva previsto.
As regiões mais atingidas pela ordem devem ser: Sul, Serra e Grande Florianópolis. As outras regiões também terão chuva e até em alguns pontos forte, mas com volumes menores.
ESTIMATIVA DE CHUVA
Para efeito de comparação trago para vocês o que normalmente chove em Maio no Estado. Na maior parte das regiões temos volumes de 90 a 130 mm ficando o Norte e o Oeste com volumes um pouco maiores de 130 a 190 mm.
A questão é que só nesta semana – segunda a quarta – há previsão de duas a três vezes mais chuva que o normal de maio em alguns áreas.
A região que mais preocupa é o Sul já que alguns simuladores estimam algo entre 200 e 350 mm. Pontualmente até mais. Outras duas regiões estão na rota da chuva forte: Serra e Grande Florianópolis. Chuva do mês até o dobro do mês tem chance de ocorrer nestas áreas.
Nas demais regiões, a chuva também estará presente e até forte, mas com volumes um pouco menores
COMO DEVERÁ OCORRER
Entre esta segunda (2) e a terça (3) teremos muitas nuvens em todas as regiões com previsão de chuva a qualquer hora. Nesta segunda, quem mais tem chance de chuva forte é a Serra e o Sul. Nesta terça, a chuva ocorre a qualquer hora com previsão de ser forte em todas as regiões. Isso se dará pelo processo de formação do ciclone.
Na quarta (4) com o ciclone formado mais na altura do oceano, a chuva ainda estará prevista, mas intercalando com aberturas de sol. A chance de chuva forte ficará mais restrita do Sul a Grande Florianópolis onde também teremos períodos de melhoria.
ATENÇÃO PARA O MAR
Muita atenção com o tamanho das ondas nos próximos dias. A questão do ciclone tem condições de trazer ondas gigantes para a costa de Santa Catarina. Previsão que as ondas comecem a crescer ao longo do final desta segunda – já em torno de 2 metros – mas com pico na terça e início da quarta. Tem previsão de ondas em torno de 3 metros próximo da costa, especialmente nas praias de mar aberto entre Grande Florianópolis e o Sul.
VENTO
Ainda é um pouco cedo para detalhar a questão do vento associado ao ciclone. Primeiro temos que esperar o processo de formação para saber exatamente onde isso deverá ocorrer. Isto porque só a partir de formado que ele começará a trazer vento. No entanto, podemos adiantar que as rajadas deverão ficar mais restritas ao Litoral e áreas próximas. A princípio rajadas de 50 a 70 km/h. Porém, é uma previsão inicial que precisa ser acompanhada.