Temperaturas podem chegar a 40ºC na quarta-feira, 26, no Alto Vale

Geral

Segundo meteorologista da Rede Vale Norte, Leandro Puchalski , a redução das temperaturas deverá acontecer a partir de quinta-feira, dia 27

Marcelo Zemke

 

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

 

A onda de calor deve continuar até o decorrer desta última semana de janeiro. De acordo com o meteorologista da Rede Vale Norte, Leandro Puchalski, a semana termina sem alterações, com média de temperatura na região de 32 a 34ºC, mas com sensação de calor maior por causa da umidade do ar, que cria a sensação de abafamento. No fim de semana, o sol entre nuvens deve predominar.

A onda de calor que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44oC, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta (14), foi registrada temperatura máxima de 41,7°C em Bagé (RS), a maior para o município desde o início dos registros, em 1912. “Essa intensa massa de ar quente que está ente o Paraguai e a Argentina avançam para Sul do Brasil, e por isso, as temperaturas no fim de semana vão seguir muito elevadas e em boa parte da próxima semana. Lá pela quarta-feira, dia 26, o Alto Vale pode registrar algo entre 38ºC e 40ºC”, alertou Puchalski.

Segundo o meteorologista, a redução das temperaturas deverá acontecer a partir de quinta-feira, dia 27.

As participações com a previsão do tempo acontecem no programa Além do Mais, apresentado pela jornalista Sindréia Nunes.

Temporais

Com o forte calor, temporais de verão não são descartados entre o final da tarde e início da noite, sendo de forma mais isolada tempo severo, tendo como exemplo a tempestade que aconteceu no fim da tarde de terça-feira, dia 18, em Vitor Meireles. A chuva e os fortes ventos ocasionaram em destelhamento de algumas casas e a queda de galpão. Permaneciam sem luz na quarta-feira, 19, 66 de unidades consumidoras no município e mais de 150 em Dona Emma.

Alerta da Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil catarinense, a onda de calor está prevista no estado até a semana que vem. As temperaturas máximas nesses dias devem ficar próximas dos 40°C no Oeste, Sul e em partes do Vale do Itajaí.

Nas demais regiões, elas devem ultrapassar os 30°C.

Para proteger a saúde, a Defesa Civil orienta:

  • procure manter os ambientes com temperatura menor do que 32°C, principalmente aqueles que tenham idosos ou pessoas doentes;
  • não deixe crianças ou animais dentro do carro sozinhos;
  • minimize a exposição direta ao sol. Use roupas folgadas e claras;
  • hidrate-se bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos;
  • coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, como frutas e legumes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *