Cooperativa beneficiou projetos de 14 entidades da região, entre hospitais, escolas e clubes de futebol
Marcelo Zemke
Além do atendimento financeiro que oferta aos cooperados, a Cresol realiza uma série de ações visando o desenvolvimento das entidades, das pessoas e das comunidades. Com 26 anos de história, a Cresol é hoje um sistema que se destaca entre as principais cooperativas de crédito do Brasil.
De acordo com o diretor-presidente da Cresol Dona Emma, Cleiton Loh, a cooperativa teve um crescimento significativo em 2021, chegando a mais de 670 agências, quase 700 mil cooperados e 6 mil colaboradores em 17 estados do Brasil. “Há uns três anos, por aprovação na assembleia, criamos o fundo social da cooperativa, na qual anualmente, parte dos resultados, aprovado pelos cooperados, é destinado para este fundo social. No resultado de 2020, os cooperados aprovaram o valor de R$150mil para o Fundo Social. São inúmeras ações que a Cresol apoia. Lançamos um edital de projetos, onde as entidades poderiam ser inscrever para receber os recursos e na nossa região foram 14 entidades beneficiadas, como hospitais, escolas e clubes de futebol”.
Em um balanço realizado na Rede Vale Norte, o diretor-presidente, destaca que a Cresol é uma cooperativa completa. “Em conversa com nosso presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, comentamos que a cooperativa abriu somente no ano de 2021, mais 50 agências. Outro dado muito importante que ele destacou é que somente em 2021, foram somadas mais mil novas contratações. Isso demonstra todo o crescimento e a criação de novas oportunidades”, disse.
A Cresol, através de toda a rede de atendimento, é uma cooperativa de crédito completa, com soluções financeiras e atendimento personalizadas de acordo com o interesse do cooperado, onde o principal diferencial está no relacionamento com o quadro social e com a comunidade. “Temos produtos e soluções para todos os públicos, seja o empresário e o agricultor. Mas para ser completo, é muito além de oferecer produtos e soluções, mas também oferecer uma boa relação com comunidade. A Cresol vem em uma frente de muitos trabalhos e muitos projetos ”, disse.
Projetos na comunidade
Com um relacionamento próximo e humanizado, a Cresol promove diariamente o desenvolvimento dos seus cooperados, empreendimentos locais e da comunidade. A Cresol realiza projetos no campo educacional e social.
Entre os destaques está o Juventude Conectada, desenvolvido com o objetivo de fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. “Outro destaque é o Juventude Cooperativista, onde vamos nas escolas trabalhar com os alunos do ensino médio. As escolas abriram suas portas para que a gente pudesse realizar este trabalho”.
Outro projeto é a educação financeira na infância, que estimula o senso de organização, além de ensinar o valor das coisas. A criança aprende a poupar para sempre ter o que realmente precisa. “Também desenvolvemos com alunos do ensino fundamental a educação através do personagem lúdico ‘Mesadinha e sua turma ’, onde trabalhamos os princípios da educação financeira, que é tão importante para a nossa vida”.
Foram atendidas 25 escolas com mais 1.130 mil alunos atendidos pela Cresol Dona Emma, com abrangência nos municípios de Dona Emma, Presidente Getúlio, Ibirama, Taió e Mirim Doce.
Por ser cooperativa, a Cresol tem seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios da região. Para cada real investido, gera operações de crédito para que outros cooperados possam fazer investimento em suas propriedades rurais, comércios e industrias, ou ainda para que pessoas físicas possam investir me outros bens.