Por Marcelo Zemke Rede Vale Norte
Polícia Militar de Ibirama orienta como evitar furtos a residência
A casa é seu ambiente de conforto e segurança e quando esse espaço é invadido muita gente se sente violado. Pior é quando objetos pessoais são revirados e levados por bandidos. Esta é a situação de algumas famílias no Vale Norte que foram vítimas de furtos (quando não há contato ou interação do bandido com o dono) nas últimas semanas.
Ter a casa roubada é sempre uma grande dor de cabeça e pode até, muitas vezes, virar um trauma. Na sexta-feira, dia 12, três casas foram invadidas em Ibirama. Na quarta-feira, 17, uma residência em Presidente Getúlio teve o automóvel da família e objetos do interior da casa furtados.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama do 13º BPM, o capitão PM Gustavo Filipe de Oliveira Córdova, a investigação está sendo feita pela Polícia Civil, mas de acordo com informações, os furtos do dia 12, foram feitos pelo mesmo grupo. Os furtos foram registrados nos bairros São Miguel, Progresso e Centro. “Nós acreditamos que os mesmos marginais fizeram os três furtos, devido a rota e também ao modus operandi. Trabalhamos algumas informações e identificamos um veículo suspeito essas informações foram repassadas à Polícia Civil, que está investigando os casos”, informou.
O Bairro Progresso e o Centro ainda não possuem a Rede de Vizinhos, que é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade. “Para implantarmos o programa, precisamos da mobilização da população local. Não que a Rede vá blindar totalmente, mas é mais uma ferramenta que a população pode usar”, esclarece.
No caso de atitudes suspeitas, ele orienta entrar em contato com a polícia no 190. “Pedimos sempre aos moradores que tenham receio de atender pessoas estranhas em suas residências. Muitas vezes estas pessoas se aproveitam para colher informações sobre a rotina da casa, ou em casos mais graves, de roubo (quando há algum tipo de ameaça ou uso de violência, com arma, por exemplo), acabam rendendo a vítima para adentrar na casa”, orienta.
Conforme ele, algumas orientações simples podem fazer a diferença e evitar furtos residenciais, principalmente nessa época do ano, quando famílias inteiras saem em viagens, deixando o imóvel, muitas vezes, sem a segurança adequada. É importante avisar familiares e vizinhos de confiança que viajará e, se possível, deixar alguém para ir até a residência periodicamente. “ Em relação ao fim de ano, pedimos que os moradores conversem com seus vizinhos antes de viajar, para que fiquem atentos e que isso aconteça de forma recíproca”.

Automóvel furtado foi recuperado poucas horas depois
Em ação coordenada, a Polícia Militar realizou a prisão de três suspeitos de participar do furto a uma residência no bairro Pinheiro em Presidente Getúlio. A prisão ocorreu em Ascurra, onde também foi recuperado o automóvel da vítima, que foi furtado da garagem, junto com objetos domésticos. A ação ocorreu na quinta-feira, dia 17, e a ocorrência mobilizou as redes sociais. Segundo informações, a moradora da residência, ao chegar em casa, flagrou o veículo, um GM Cruze, saindo da garagem.
Durante a ação todos os itens furtados foram recuperados. A PM também apreendeu um segundo veículo, um Celta, que foi utilizado na fuga. Além de eletrodomésticos, eles haviam furtado um frigobar com bebidas.
Os suspeitos, um homem de 27 anos, um homem de 40 e uma mulher de 44 anos foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil.