Família Acolhedora realiza capacitação para famílias cadastradas no serviço de acolhimento familiar.
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
No dia dois de outubro a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul (Seades) realiza a primeira capacitação do serviço de Família Acolhedora. Este é um pré-requisito para se habilitar ao serviço de acolhimento temporário de criança e adolescente de zero a 18 anos incompletos que estão sob medida protetiva. O serviço foi lançado dia 15 de junho e a etapa para habilitação no processo de acolhimento temporário é determinada por decreto de lei municipal 6208/2020. A inscrição pode ser feita até o dia 1º de outubro (sexta-feira).
A iniciativa é uma forma de efetivar o direito de convivência familiar e comunitária em caráter temporário. Durante este período é possível que a família de origem se restabeleça e, conforme o caso, possa ter a criança de volta ao convívio ou aconteça o encaminhamento para adoção. A capacitação é uma das etapas da avaliação que é feita por equipe técnica e atualmente há cerca de cinco famílias interessadas. No dia dois de outubro haverá a apresentação da atividade, explicações sobre o papel da equipe técnica, esclarecimento sobre as políticas de Assistência Social, entre outros temas.
Perfil
Para quem tem interesse em participar do serviço é preciso alguns pré-requisitos como:
– ser maior de 21 anos,
– residir em Rio do Sul,
– não ter interesse em adoção. Tendo em vista que o serviço de Família Acolhedora é temporário, diferentemente da adoção que configura ação definitiva.
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: (47) 3525-4084 ou (47) 3522-6971 (inclusive whatsapp). O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
Por Mário Dáud Departamento de Comunicação – Seades Prefeitura de Rio do Sul