Duas professoras de Blumenau, no Vale do Itajaí, morreram em decorrência dos problemas causados pela Covid-19 na segunda-feira (5). Na mesma região, uma servidora da educação de Itajaí e Navegantes também não resistiu às complicações da doença e morreu no domingo (4).
> Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
Olga Aparecida Krause Kopak e Nádia Regina Zen Angelli atuaram na rede municipal de ensino de Blumenau. Olga, de 41 anos, era docente no Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Elzira Hornburg, no bairro Passo Manso. Ela estava hospitalizada desde o dia 5 de março em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nádia, de 57 anos, era servidora aposentada e estava internada desde quarta-feira (31). A prefeitura lamentou as mortes.
Blumenau registra casos de Covid-19 em 28 instituições de ensino
No município, dez professores, 16 colaboradores e dez alunos tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus entre o dia 29 de março e 2 de abril, em 28 instituições de ensino da rede pública municipal, estadual e particular.
A prefeitura tem como base o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), que prevê que o diretor de cada unidade de ensino é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo.
No entanto, a comunicação é feita nas situações em que houve a chamada quebra de barreira, que é o contato entre pessoas sem sintomas que não respeitaram o distanciamento e nem usaram a máscara de proteção. Segundo o Ministério da Saúde, quando há quebra de barreira as pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem ser testadas entre o 5° e 10° dia após o contato.
Segundo a administração municipal, Blumenau chegou na manhã desta terça-feira (6) a 420 mortes por coronavírus. São 48.666 casos confirmados desde o início da pandemia e 777 ativos.
Por G1 SC