Empreiteira abandona obras em ruas de Ibirama

Geral

Pavimentações deveriam ter sido entregues em dezembro do ano passado

Jor. Marcelo Zemke/ JVN

As obras paradas nas ruas Andreas Weschenfelder, Almirante Tamandaré e Erwin Kopsch, no bairro Ponto Chic em Ibirama tem preocupado os moradores. Segundo informações, a empreiteira responsável pelos serviços, e que deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado, abandou os trabalhos, deixando materiais de pavimentação e bocas de lobo abertas, com risco de causar acidentes.

Alguns moradores procuram a redação para se queixar da paralisação e cobrar ações da prefeitura do município. As reclamações são que a empreiteira que começou as obras largou pela metade.

O valor da obra é de R$256mil, com recursos oriundos de um convênio com Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Ibirama. Os trabalhos iniciaram em 5 de agosto do ano passado.

> Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.

De acordo com o chefe do Departamento de Planejamento da Prefeitura, Gerson Francisco, a empresa vencedora da licitação teve dificuldades na execução dos trabalhos. “Venceu o prazo de a empresa executar a obra e por este motivo, notificamos a empresa e foi cancelado o contrato, após apresentação da defesa, a execução das obras foi oferecida ao segundo colocado na licitação”, informou.

Segunda colocada deverá assumir

Já o prefeito Adriano Poffo, adiantou que na quarta-feira, dia 17,  foi finalizado o processo de rescisão de contratação com a empreiteira que abandonou a obra e foi feito um segundo processo de dispensa de licitação para chamar o segundo colocado.  O processo burocrático para a contratação desta segunda empresa, envolve a dispensa de licitação, publicação em diário oficial, entre outros.

Ele informou que a segunda empresa colocada no processo aceitou dar continuidade e realizar a pavimentação das ruas. “Foi levado à Caixa Econômica Federal e ela tem que autorizar a chamada do segundo colocado na licitação para reiniciar as obras. Nós já conversamos com a empresa segunda colocada, pois já fizemos o processo de dispensa de licitação, agora aguardamos a liberação da Caixa para iniciar os trabalhos”, informou o prefeito na quarta-feira.

A expectativa é que inicie um novo cronograma para os trabalhos de pavimentação. O início das obras ainda pode levar mais 30 dias. “Vamos encaminhar para análise da Caixa e este processo burocrático pode levar até 30 dias”, finalizou Gerson Francisco.