Candidatos a prefeito dos municípios do Vale Norte terão a oportunidade do confronto direto
“Queremos que os eleitores acompanhem os debates e possam analisar qual a melhor opção para o seu município”
As eleições municipais 2020 acontecerão em um cenário atípico. Com a pandemia, os comícios dificilmente poderão ocorrer, o “corpo a corpo” junto dos eleitores terá de ser à distância. As campanhas estão fortes nas redes sociais, e com o início da propaganda eleitoral gratuita, também estão tomando espaço no rádio e televisão. E para dar mais uma oportunidade de a população conhecer os candidatos e suas propostas, a Rede Vale Norte de Comunicação realizará debates com os seis municípios do Vale Norte.
O primeiro debate será hoje quarta-feira (14) com os candidatos a prefeito de Vitor Meireles. O local de realização será no prédio Hansahoehe, na sala de cinema, em um ambiente espaçoso e preparado. A transmissão será realizada ao vivo a partir das 19h30 pela página no facebook da Rede Vale Norte em formato de vídeo, e o áudio será divulgado na Rádio Belos Vales 89,9 FM.
“Estamos muito felizes em poder contribuir de forma tão significativa para esse ato democrático. Queremos que os eleitores acompanhem os debates e possam analisar qual a melhor opção para o seu município. Dos debatedores esperamos que apresentam seus objetivos e propostas. Os debates tiram os candidatos da zona de conforto, provocando o confronto e é neste momento que as pessoas que acompanharem poderão julgar quem está mais preparado”, comenta o gerente do grupo, Alisson Cheny.
Até o fim do período eleitoral a Rede Vale Norte promoverá debates entre os candidatos a prefeito dos municípios de Witmarsum (21/10), Dona Emma (28/10), José Boiteux (4/11), Presidente Getúlio (9/11) e Ibirama (11/11). O radialista Jota Nascimento fará a mediação e a organização está sendo feita pela equipe de jornalismo do grupo.
“Temos um grande trabalho pela frente, mas nosso time está preparado e contamos com o apoio de muitos parceiros, como a Associação Hansahoehe, que nos cedeu o espaço para a realização deste projeto. Nosso objetivo maior é contribuir com o voto consciente da população de todo o Vale Norte”, ressalta.
Dinâmica
Cada debate será dividido em três blocos, sendo dois com perguntas livres entre os candidatos e um com perguntas de temas sorteados, como: saúde, educação, desenvolvimento social, segurança, salário dos servidores, contas públicas, infraestrutura, desenvolvimento econômico, emprego e renda, e desburocratização.
Para tratar com igualdade os debatedores, eles devem respeitar os tempos estipulados para perguntas (40 segundos), repostas (um minuto e 30 segundos), réplica (um minuto) e tréplica (um minuto). Ao final de todas as rodadas de perguntas, os candidatos terão tempo para as considerações finais, com dois minutos e 30 segundos cada.
Caso em algum município apenas um candidato se disponha a participar, ele terá uma entrevista de uma hora, e a Rede Vale Norte garante a mesma repercussão que era prevista para o debate.
Por conta da situação do coronavírus, os debates não terão plateia. Além da equipe de Rede Vale Norte, poucas pessoas trazidas por cada candidato permanecerão no estúdio durante os confrontos.
Fonte: Jornal Vale do Norte