A chuva forte registrada na tarde de quarta-feira (7) causou transtornos em cidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte de Santa Catarina.
Em Rio Negrinho, a Defesa Civil registrou queda de árvores e falta de luz. De acordo com a Central Elétrica de Santa Catarina (Celesc), 90% das unidades consumidores ficaram sem energia durante a tarde e noite.
A situação foi restabelecida ao longo da madrugada desta quinta-feira (8). Segundo o Mapa de Situação em Tempo Real do Fornecimento na Área de Concessão da Celesc, das 16.226 unidades do município, apenas 106 permaneciam sem luz até as 7h desta quinta. A Defesa Civil do Estado não divulgou o balanço dos prejuízos.
Chuva e granizo causaram estragos em cidades catarinenses — Foto: Reprodução/ NSC TV
Em São Bento do Sul, ao menos 80 casas ficaram destelhadas com a ventania. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ofereceu assistência aos moradores.
Até o fim da manhã desta quinta (8), há chance de temporais e tempo instável de acordo com o alerta emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
Estragos em plantações
Já em Aurora, metade das plantações de cebola e fumo do município ficaram destruídas. De acordo com a prefeitura do município, o posto de saúde precisou ser fechado por causa dos danos ao telhado em virtude da queda de granizo. O fenômeno ocorreu pouco depois das 16h30.
Em Vidal Ramos, 150 lavouras foram afetadas. O fenômeno foi registrado com menor intensidade em outros pontos do Vale, como em Campo Alegre e Itapoá.
Na Grande Florianópolis, houve granizo em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e na capital. As pedras que caíram em Águas Mornas chegaram a ter o tamanho de bolas de pingue-pongue.
Fonte: G1 SC