O primeiro dia de outubro deve ser de calor intenso Santa Catarina. Há previsão de temperaturas altas em todas as regiões, especialmente no Oeste e no Sul, onde pode fazer 40ºC na tarde desta quinta (1º). Até a Serra deve ter calor, com 32ºC, dois dias após amanhecer com geada e 0ºC.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora o tempo, esse calor é recorde porque a região Oeste geralmente registra temperaturas máximas entre 31ºC e 37ºC entre setembro e outubro.
Na tarde de quarta-feira (30) em Itapiranga fez 39ºC, o que já superou as médias históricas desde 2006. E nesta quinta, o calor pode ser maior, superando recordes também em outras regiões, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
“A temperatura de quarta em Itapiranga foi recorde de setembro e já superou a máxima de outubro. Não dava tanto calor assim na região desde 2006. […] Há condições de ter recordes de temperaturas máximas também em outras regiões”, explicou o meteorologista.
Fumaça de queimadas do Pantanal em SC
Além do calor, os catarinenses podem sentir dificuldades para respirar por causa da presença da fumaça proveniente da região do Pantanal. Na quarta-feira (30) ela chegou novamente ao estado, segundo imagens de satélite, e foi percebida por moradores de Chapecó, no Oeste.
Segundo o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, uma das consequências é a diminuição da qualidade do ar. Com a presença da fumaça, há novamente a possibilidade de Santa Catarina ter chuva escura.
Calor intenso
Na quarta, a temperatura já foi elevada no Oeste, com registro de 39ºC, e os moradores perceberam abafamento. Condição que seguiu no amanhecer desta quinta, que começou com termômetros acima de 20ºC em quase todas as regiões.
“As temperaturas sobem rapidamente trazendo uma tarde com picos de 40ºC em algumas cidades do Sul e do Oeste. […] Lembrando que na terça tivemos -0,03ºC na Serra”, diz Puchalski.
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira
O dia deve ter predomínio de sol em todas as regiões, com maior presença de nuvens no Vale do Itajaí e Norte catarinense.
Pode chover no fim do dia em algumas cidades, com possibilidade de temporais, como na quarta, que teve estragos em algumas casas em Lages. No sul do estado teve registro de granizo.
Temperaturas ficam elevadas em SC dois dias após geada e 0ºC — Foto: NSC TV/Reprodução
Na sexta-feira (2) o calor deve seguir em Santa Catarina, novamente com temperaturas entre 38ºC e 40ºC em algumas cidades. Na Serra deve fazer 32ºC.
Riscos e cuidados
Região Oeste tem alto risco para queimadas
Com o calor intenso e tempo seco, a Defesa Civil alertou para o alto risco de queimadas na região do Extremo-Oeste catarinense. entre as recomendações da própria Defesa Civil e também dos bombeiros está evitar queimar lixo e procurar fazer a manutenção e limpeza continua de terrenos, não acumulando entulhos e resíduos.
Médico orienta como evitar problemas comuns em dias quentes
Entre os sintomas da desidratação ou dos efeitos do calor intenso no organismo estão dor de cabeça, urina escura, cansaço, fraqueza, tontura e até desmaios.
Beber água se torna ainda mais indispensável por todas as pessoas, segundo o médico Carlos Seara. “‘O princípio de tudo é a água. O princípio da hidratação, a reposição é com água, não líquidos artificiais, sucos, é água”, diz.
O calor também exige mais atenção com idosos, que podem ter alteração da pressão arterial, da frequência cardíaca e respiratória, segundo o especialista. Ele também alerta para cuidados com prática de exercícios em altas temperaturas.
Fonte: G1 SC