Em Florianópolis, o sistema de agendas da perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua marcando perícia médica em uma agência que não faz esse tipo de atendimento. Desde antes da pandemia, os peritos já haviam decidido que não seriam mais feitas consultas no local.
O INSS afirmou que não é responsável pela administração da agenda. Quando a perícia médica retornar no país, a capital catarinense ainda deve continuar sem o serviço.
“Nós temos um problema quanto ao espaço, questão da insalubridade. O local que os segurados permaneceriam seria um local sem ventilação no momento. Então já estava definido que a agência Centro não iria abrir neste primeiro momento”, afirmou o gerente-executivo do INSS Florianópolis, Felipe Bordin.
Em Santa Catarina, 34 de 62 agências voltaram a funcionar esta semana, todas sem perícia: 27 delas na segunda-feira com reclamações de trabalhadores que não foram avisados da suspensão e se deslocaram para as consultas, Na terça, outras sete abriram. A suspensão das perícias continua nesta quinta-fera (17).
Em todo o país, o serviço de perícia médica não foi retomado. A suspensão das perícias está relacionada a uma queda de braço entre instituto e os médicos peritos. Os profissionais dizem que o INSS não adaptou as agências para que o serviço seja feito em segurança em meio à pandemia. O instituto diz que os profissionais estão reivindicando melhorias que não têm relação com prevenção da doença.
Porém, em Florianópolis, mesmo depois que o serviço for retomado, a perícia não tem data para voltar na agência da capital. A advogada previdênciária Gisele Kravchychyn recomendou buscar outro local. “Ela tem que agendar. Se der problema aqui, quando for reagendar, tentar pegar uma outra agência, tentar identificar uma outra agência mais próxima que esteja atendendo perícia”, disse.
Impasse nacional
A Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) afirmou na quarta-feira (16) que não vai retomar os trabalhos em agências vistoriadas nesta quarta pelo INSS. O presidente do instituto, Leonardo Rolim, realizou vistorias em agências no Distrito Federal e afirmou que os atendimentos serão retomados a partir de quinta-feira (17) naquelas que forem aprovadas. Segundo ele, ao menos 151 agências em todo o país já foram vistoriadas.
A ANMP, contudo, diz que “desconhece” as inspeções realizadas nesta quarta. A entidade acusa o INSS de adulterar o checklist de obrigações para a retomada das perícias, “flexibilizando e relativizando itens essenciais como limpeza, segurança, ventilação e equipamentos”. Esse checklist é parte de uma portaria para determinar as novas inspeções nas agências.
Fonte: G1 SC