Em 2021, estudantes do 3º ano do ensino médio, 9º, 5º e 2º ano do ensino fundamental das escolas do Estado terão aulas de reforço sobre conteúdos do ano letivo de 2020. A adesão às aulas complementares será opcional e as atividades serão oferecidas apenas em alguns colégios. A informação foi divulgada pelo secretário educação Natalino Uggioni em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, na NSC TV, nesta quarta-feira (26).
– A ideia é organizar escolas regionalizadas para que possamos juntar aqueles que tiverem interesse, não será obrigatório, e dar esse reforço no conteúdo de 2020. Nós vamos saber aqueles estudantes que tiverem mais dificuldade, nós vamos convidá-los a participar dessa atividade de reforço nas nossas escolas – explicou.
Conforme Uggioni, o Estado terá que contratar professores temporários, este ano, se aulas forem retomas neste semestre e em para 2021, para as atividades de reforço que exigirão ampliação das equipes.
As aulas presenciais estão suspensas até 12 de outubro em Santa Catarina por causa da pandemia do coronavírus. O governo aguarda as próximas semanas para avaliar o estágio da pandemia e se há segurança para retomar as atividades presenciais, segundo Natalino Uggioni.
– Na semana que vem, nós já temos agendada uma reunião com a secretaria de saúde e com a defesa civil para continuarmos as discussões aprofundando essas tratativas para que tenhamos a total segurança quando decidirmos pela retomada das aulas, que será anunciada com a devida antecedência para que todos tenham tempo de se organizar para que retomemos com segurança – declarou.
Conforme o secretário, o governo prepara a estrutura das escolas para um possível retorno gradual dos estudantes. Até agora, já foram distribuídas mais de 2 milhões de máscaras, 43 mil frascos de álcool em gel para as 36 coordenadorias regionais de educação. O governo deve adquirir também termômetros para aferição de temperatura em escolas e veículos do transporte de alunos.
Por Juliana Gomes
CBN / NSC Total