O avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em Presidente Getúlio, preocupa as autoridades. Entre segunda e terça-feira (27 e 28), a equipe do Centro de Enfrentamento da Covid-19, atendeu em média 90 pacientes, por dia. Esta é a quarta semana de funcionamento do espaço voltado apenas para pacientes sintomáticos. Em comparação, ao longo da primeira semana de funcionamento, foram atendidos 100 pacientes, ao todo.
A secretária de Saúde Iara Possamai reforça a importância de seguir as medidas sanitárias. “Chegamos a 64 casos positivos e três pacientes estão hospitalizados. Uma das formas de evitar que esses números cresçam é fazer o uso correto da máscara, a higienização constante das mãos, e só sair de casa quando necessário”, afirma.
Iara ainda conta que o Centro de Atendimento recebe o incentivo financeiro de R$ 80 mil por mês do Governo Federal. Além do atendimento direto à população, a Prefeitura realiza a intensificação da fiscalização das medidas de distanciamento social e sanitárias por estabelecimentos comerciais e pessoas que receberam o diagnóstico da Covid-19. Essa ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.
Medidas adotadas nas Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria Municipal alterou o acesso dos pacientes nas unidades, diminuindo a circulação de pessoas. Quem procura os postos para retirar um medicamento ou receita, por exemplo, pode receber o item procurado ainda na porta. As consultas e procedimentos são agendadas com maior intervalo de horário, e os espaços são marcados para que se mantenha o distanciamento social, e os grupos terapêuticos continuam suspensos.