Durante a visita que fará a Santa Catarina nesta quarta-feira (22), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciará a habilitação de novos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 em dois hospitais do Médio Vale. São cinco vagas no Santo Antônio, em Blumenau, e 10 no Beatriz Ramos, em Indaial.
O Diário Oficial da União desta quarta oficializou as habilitações, que permitem a remuneração dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, alguns dos leitos já estão inclusive com pacientes internados. Mas o ato formal garante que os hospitais recebam pelos serviços prestados.
No caso de Indaial, são os primeiros 10 leitos de UTI para Covid-19 habilitados pelo ministério. No Santo Antônio, já são 15 no total. Cada leito liberado representa um investimento federal de R$ 48 mil em diárias hospitalares por mês.
Também foram habilitados outros 25 leitos em hospitais de Joinville (10), Criciúma (10) e Tubarão (5). Pazuello visitará Florianópolis entre o fim da manhã e a tarde. Ele dará uma entrevista coletiva via internet às 17h.
Leitos Covid-19 no Médio Vale
Na noite de terça-feira (21), havia 103 pacientes de Covid-19 internados nos hospitais do Médio Vale do Itajaí, o que representa 111% dos leitos de tratamento intensivo SUS habilitados para a pandemia. Ou seja, há mais pessoas doentes do que vagas. O número que extrapola a capacidade é justamente de leitos ainda pendentes de habilitação, mas já ativos.
Os hospitais Oase, de Timbó, Azambuja, de Brusque, e Regional Alto Vale, de Rio do Sul, ainda preparam novos leitos de UTI para reforçar o atendimento no Vale do Itajaí. Parte já está habilitada, mas depende de equipamentos ou equipe para funcionar.
Fonte: NSC