Foi sancionado nesta quinta-feira (16) um projeto de lei que reconhece o dialeto trentino — originário do italiano — como uma das línguas oficiais de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí. O projeto foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (13) na Câmara de Vereadores.
O principal objetivo, de acordo com a proposta dos vereadores Paulo Sérgio Floriano e Mércia Pianezzer Ferrari, é conservar a língua e valorizar a cultura e tradição trentina na cidade. Além disso, também é uma medida para manter vivos os costumes essencialmente ligados à tradição daqueles que colonizaram a cidade no século 19 — o dialeto era a língua falada pelos moradores da região de Trento, na Itália, que chegaram a Rodeio em 1875.
Capital Catarinense dos Trentinos
A pequena Rodeio, de 11.551 habitantes, já é considerada desde 2019 a Capital Catarinense dos Trentinos. Esses títulos e ações relacionadas à cultura italiana têm, também, o objetivo de atrair turistas à cidade. Hoje os principais atrativos para os visitantes do município englobam o cicloturismo, visita à vinícola, turismo religioso e o ecoturismo.
Fonte: NSC