Santa Catarina segue no levantamento dos prejuízos causados pelo “ciclone bomba”, que afetou mais de 230 municípios catarinenses e causou prejuízos públicos que chegam a quase R$ 500 milhões, e nesta quarta-feira (8) enfrenta mais danos causados pela chuva volumosa e enxurradas principalmente na região Sul.
“Praia Grande, Timbé do Sul, toda a região do Extremo Sul foi atingida com essa enxurrada severa. São Joaquim também foi afetada com a chuva. Equipes estão lá trabalhando e há risco de deslizamento. Pedimos cuidado para as pessoas destas regiões”, afirma o secretário estadual da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, em entrevista.
Alagamento durante a madrugada de quarta-feira na cidade de Praia Grande — Foto: Prefeitura de Praia Grande/ Divulgação
Equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros resgataram famílias que tiveram as casas alagadas — Foto: Prefeitura de Praia Grande/ Divulgação
Segundo a Defesa Civil, na cidade de Praia Grande foram registrados mais de 250 milímetros de chuva durante a madrugada, que deixou pelo menos 68 pessoas desabrigadas.
O Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura de Praia Grande realizaram o resgate das pessoas que tiveram as casas alagadas. Elas foram encaminhadas para um abrigo provisório instalado no ginásio municipal. A maioria reside no bairro 1° de Maio, que foi atingido pelo extravasamento do Rio Mampituba.
Casa atingida pela chuva em Praia Grande — Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Chuva deixou famílias isoladas por causa do aumento do nível do rio — Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Ainda no Sul do estado, na terça-feira (7) quando ocorreu a formação do ciclone extratropical, quatro trabalhadores ficaram ilhados em Timbé do Sul, e precisaram ser resgatados pelo helicóptero dos bombeiros. A chuva na região aumentou rapidamente o nível do Rio Amola Faca, onde estavam as vítimas. Ninguém ficou ferido.1.00
Resgate de trabalhadores em Santa Catarina — Foto: CBMSC/ Divulgação
Serra Catarinense
A chuva também causou estragos, quedas de barreira e cheia dos rios em São Joaquim, na Serra catarinense. Parte da estrada geral da localidade do Luizinho cedeu e houve quedas de barreiras, deixando alguns trechos com trânsito em meia pista.
O aumento do nível do Rio Invernadinha bloqueou a ponte que dá acesso para a localidade de Morro Grande.
Aumento do nível do rio bloqueou ponte e deixou moradores do interior de São Joaquim isolados — Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online
Queda de barreira registrada em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online
Deslizamentos foram registrados após chuva na Serra catarinense — Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online
Monitoramento de chuva e deslizamentos em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Fonte: G1 SC