A venda de veículos registrou queda em Santa Catarina desde o início da pandemia. Em relação aos emplacamentos de veículos novos teve uma redução de 25,64% nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2019. No entanto, o mercado reagiu e foram emplacados 9.836 unidades em maio contra 8.985 em abril. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa mais de 500 concessionárias no estado.
O setor de seminovos e usados também sentiu os reflexos por conta do novo coronavírus. A queda chegou a 50% no início da pandemia entre os meses de março e abril. Porém, dados da Associação dos Revendedores de Veículos (Assovesc) de Santa Catarina mostram que aos poucos o setor vai se recuperando nas vendas.
“Julho a expectativa é de crescer em relação a junho. Em agosto nós pretendemos estar com as vendas normalizadas. O momento é obviamente de otimismo para que a gente retome os nosso números o mais breve possível”, afirma o presidente da Assovesc, Neto Mafra.
O aumento nas vendas está associado às estratégias de venda, já que muitas revendedoras estão oferecendo os serviços pela internet.
“Acho que a pandemia assim como para todo mundo nos pegou em cheio. O que estávamos fazendo desde agosto do ano passado era investir muito no digital e a pandemia acelerou mais ainda o investimento. Então esse mês a gente vai entregar 52% de tudo por meio das plataformas digitais. Por incrível que pareça nós vamos bater mais que a meta esperada antes da pandemia”, disse Rafael Isidoro.
Fonte: G1 SC