As pessoas que desejam doar para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), podem fazê-lo até o dia 30 de junho. O encaminhamento das doações esse ano, garantirá o funcionamento de projetos em 2021.
A colaboração acontece com a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas, assim não existe desembolso direto. Quem escolhe ajudar, apenas indica a aplicação do valor pago ao governo, por meio do recolhimento de impostos. Para doar, basta informar ao contador, no momento da declaração, ou entrar em contato com o CRAS pelo telefone 3352-2148.
As contribuições podem financiar serviços, programas e projetos de caráter público, voltados à proteção e promoção dos direitos do público infantojuvenil, priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica. As ações pedagógicas, culturais e de prevenção ao uso de drogas, acontecem no período em que os jovens não estão na escola, são coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Presidente Getúlio.
Esse ano, seis ações que colaboram na proteção da infância receberam a primeira parcela do Fundo. As atividades, e consequentemente os repasses foram suspensos após o início da pandemia do novo coronavírus.
O financiamento das ações é realizado por meio assinatura de Termos de Colaboração, entre a administração pública e as entidades, que esse ano são Academia de Letras, Bombeiros Voluntários, Associação Nova Vida, Grupo Escoteiro Guarapirá, Grupo de Artes e Cultura Santuário de Xucros, APAE.
Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio