Santa Catarina teve 519 casos novos de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, em 24 horas. Segundo divulgado pelo governo na noite desta terça-feira (28), são 1.995 pacientes. O número de mortes continua o mesmo, 44. No boletim de segunda (27), eram 1.476 casos.
O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, explicou que a base de dados do governo recebe agora informações de outras duas. “A partir de hoje [terça], nós temos a integração do painel público da nossa base de dados do e-SUS e do Sivep Gripe. Esses dois sistemas de cadastro do Ministério da Saúde. O primeiro faz a compilação dos testes rápidos que são realizados pelos municípios e o segundo faz a compilação daqueles dados de pacientes que têm quadro clínico compatível e histórico de proximidade, onde para efeito de contabilidade em números também são considerados como casos de Covid”, disse.
A taxa de letalidade da doença em Santa Catarina é de 2,2%. Uma morte está investigação para saber se a vítima tinha Covid-19. Estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 94 pacientes, entre suspeitos e confirmados com coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede público é de 15,21%, de acordo com o secretário.
Durante o pronunciamento da noite desta terça, o governo também comentou sobre a portaria que autoriza o atendimento presencial no Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). O serviço deve ser agendado.