Jovem de SC descumpre isolamento após ser diagnosticado com Covid-19 e vai responder na Justiça, diz PM

Geral

Um jovem de 19 anos diagnosticado com Covid-19 vai responder na Justiça por ter descumprido o isolamento social em Brusque, no Vale do Itajaí. De acordo com a prefeitura, ele saiu de casa sábado (25) e retornou à noite, isso após a Secretaria Municipal de Saúde avisá-lo por telefone, pela manhã, que o exame havia dado positivo para a doença. O nome do jovem não foi divulgado pela prefeitura. Ele assinou um termo circunstanciado e terá de responder na Justiça, informou a Polícia Militar.

Segundo a prefeitura, o descumprimento da medida foi constatado após uma equipe da pasta da Saúde ir até a casa dele, localizada no bairro Águas Claras, conforme procedimento padrão adotado pelo município.

O diretor geral de Saúde do município, Rodrigo Cesari, afirmou que o resultado do exame saiu na noite de sexta-feira (27) e a ligação foi feita no sábado pela manhã.

Fui eu que liguei. Eu o procurei [por telefone] na residência já na sexta-feira à noite e não o localizei. Sábado eu liguei pra ele 9h01 da manhã, ele mesmo atendeu o telefone. Dei o resultado pra ele, que havia dado positivo, e que eu precisava falar com ele pra ele se manter em isolamento, que em cinco minutinhos eu estaria na casa dele. Eu estava próximo da região, perguntei o endereço novamente, fui até lá, procurei várias vezes e não encontrei o endereço, diz.

Depois, de acordo com Cesari, o rapaz não atendeu mais as ligações e não respondeu ao Whatsapp. O diretor de Saúde afirmou ainda que o jovem deu o endereço errado por telefone e que a casa só foi encontrada após pedir informações em uma quitinete próxima ao local indicado inicialmente.

Ao chegar à residência, o irmão do jovem estava sozinho no imóvel. Pouco tempo depois, segundo Cesari, chegou a mãe dele.

“Ela havia me dito que, de fato, quando eu liguei pra ele, ele estava em casa, mas que ele também não havia dito a ela que tinha dado positivo. Ele saiu junto com a namorada, junto com o sogro, a sogra, e, segundo a mãe, foram pescar”, afirmou.

Todos os pacientes diagnosticados com a doença no município recebem a visita de profissionais para orientações sobre o tratamento. Conforme o diretor, a visita é feita com o objetivo de tranquilizar os pacientes diagnosticados com a doença.

Brusque tem 39 casos confirmados de coronavírus, conforme o boletim divulgado pelo governo do estado na noite de domingo (27).

Termo circunstanciado

De acordo com o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Otávio Ferreira Filho, o jovem foi localizado somente à noite. Policiais e representantes da Secretaria Municipal de Saúde do município o abordaram quando ele já estava em casa, após retornar do passeio.

Conforme o comandante, ele precisou assinar um termo circunstanciado por infringir ordem do poder público para evitar propagação de doença contagiosa e por desobediência à ordem legal de isolamento social.

Fonte: G1 SC