A partir desta terça-feira (14) as visitas no Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, estarão suspensas por prazo indeterminado. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Enfrentamento ao Coronavírus, na segunda-feira (13). De acordo com o diretor técnico da instituição, médico Marcelo Gambetta, a medida já era prevista a partir do momento da primeira internação do caso positivo da COVID-19, confirmado no sábado pelo Laboratório Central (Lacen). A exceção, neste momento, é para os acompanhantes de pacientes em situações previstas em lei como os maiores de 60 anos, menores de 18 anos, portadores de necessidades especiais e gestantes/puérperas.
Gambetta revelou que a partir da confirmação do primeiro caso, o hospital decidiu reduzir ainda mais a circulação de pessoas como forma de segurança, para evitar a disseminação da doença. Anteriormente a direção já havia restringido o horário de visitas para apenas meia hora, sem possibilidade de troca. “Trata-se de uma medida temporária, mas sem previsão de término no momento”. O diretor técnico observou que se o paciente tiver condições de permanecer sozinho seria o ideal. “A medida é extensiva aos leitos de convênio e particular, até porque a doença não escolhe setor”. Gambetta enfatizou que a preocupação do hospital é com a saúde das pessoas diante da COVID-19.
O diretor técnico disse que existe apenas um paciente com diagnóstico confirmado da COVID-19 internado no Hospital Regional Alto Vale. “Essa pessoa está clinicamente bem”, acrescentou. No caso do paciente que veio a óbito no sábado à noite no Pronto-socorro, o resultado do exame divulgado no domingo pelo Lacen deu negativo.
Marcelo Doutel é eleito presidente da Amve e destaca planos para o Vale Europeu
Marcelo Doutel da Silva, Apiúna, Amve, Vale Europeu, Desenvolvimento Regional, Gestão Pública, Associação de Municípios